domingo, 19 de julho de 2009

Uma substância amigável.

Sempre tem uma musica que fala exatamente sobre mim no exato momento em que eu a vivo. Como disse um velho amigo meu: “Tem coisas que não mudam nunca” e essa é uma delas. Eu mesma gosto de infligir tormento em minha mente, ontem ela estava a todo vapor, não parou sequer por um minuto e eu vivi algumas coisas as quais talvez estivessem mais que na hora de eu viver.

Conversei novamente com um ex meu. E enquanto a gente conversava, tudo o que eu me perguntava era: “Como eu consegui ficar com ele e me apaixonar daquele jeito?”. Sim, ele é um cara bonito, muito bonito, bem sucedido e... isso é tudo pessoal. Acho que minha decepção ao notar que o tempo que eu havia perdido com ele em minha vida foi tão grande, que ele mesmo notou e tentou fazer piada, passando-se de “aquele que faz as mulheres rirem”, piadas as quais eu não via a mínima graça, porque não havia nada de inteligente naquilo.

Todo mundo que realmente me conhece sabe que eu não sou a mais séria do bando e que falo mais besteiras do que as pessoas realmente esperam de mim, tenho mesmo essa faceta brincalhona, porém eu estou farta de gente vazia, de gente burra, de gente que não quer saber de buscar ser melhor, ou de entender, ou de no mínimo pensar. Tudo o que as pessoas têm pensado ultimamente é aquilo que a mídia dizem para elas fazerem, trabalhe feito um louco, acumule o máximo de bens que conseguir e case-se com uma mulher bonita, tenha uma amante mais bonita ainda, assista à novela das oito, coma a sua mulher e durma para trabalhar no dia seguinte.

Foi esse mesmo terror que me acometeu quando eu fui à casa de minha irmã mais velha esses dias. Eu entrei na casa dela e estava ela e o marido dela na sala assistindo a novela, já passei uma temporada na casa deles e eu sei que é assim, então eu me sentei no sofá e parei para observar aquilo, ambos sequer se olhavam ou se falavam, vidrados na novela, então provavelmente eles terminariam de assistir seus programas de tv favoritos, iriam dormir para depois trabalhar e assim sucessivamente.

EU NÃO QUERO VIVER ASSIM!

Eu não quero ter bom gosto, eu não quero ter bom senso, eu não quero ter bons modos a não ser que seja por uma justa causa, aliás eu ainda vivo nesse mundo. Mas, sinceramente tem momentos em que eu não queria estar aqui de modo algum, eu não quero ser obrigada a aturar pessoas que não me agradam simplesmente porque eu não quero magoá-las. Porra! Ninguém vai viver minha vida em meu lugar, cara, não posso ceder e viver novamente aceitando coisas que eu não quero aceitar simplesmente para não magoar o outro, porque a minha vida quem vive sou eu.

Imagine ter de passar uma vida inteira em prol de não magoar os outros, aceitando viver com um cara, tipo meu ex bonitão e sem cérebro, insatisfeita (por que quem é que consegue viver assim e ser feliz?) e quando estiver com os meus netos ao meu redor, contar pra eles que eu nunca fiz coisas grandiosas, porque tudo o que eu queria era estar acompanhada e tudo o que eu encontrei que me parecia seguro era o sem-cérebro com quem eu me casei e que embora eu não fui muito feliz porque passei minha vida inteira assistindo novela das oito e trabalhando, eu tive segurança e um pouco de dignidade. Ah, fala sério.

O papo na mesa do buteco com as amigas, todas loucas e parecidas comigo, era que nós, sincronicamente, decidimos, ao mesmo tempo, que queremos namorar, acontece que nós também concordamos automaticamente que não temos o “perfil de mulher boa pra namorar”. Fomos enumerando: uma gosta de tomar cerveja e assistir futebol, outra fala mais palavrão que mano do morro, outra que briga feito homem, sem tirar a concordância geral, não gostamos de shopping, não falamos sobre a nova coleção da grife tal, não falamos sobre o que aconteceu no último capítulo da novela das oito, não nos importamos se as bolsas que estamos usando tem a ver com a moda do ano passado ou desse ano, o bafão da vida de não sei quem não nos interessa.

A conclusão foi unânime, não vamos deixar de ser quem somos, só para termos um perfil aceito socialmente como seguro para se ter um relacionamento. Aliás, o que adianta no final das contas deixar de sermos assim para sermos socialmente aceitos e sermos completamente infelizes com isso? Eu não estou disposta a dançar funk quando eu adoro Tori Amos, eu não estou disposta a parecer estúpida e feliz, quando eu sou inteligente e insatisfeita, eu não vou dizer quando bater o meu dedinho do pé no pé da mesa “ai doeu”, quando naturalmente eu vou soltar um “puta que pariu”.

Então, eu cheguei à conclusão, porque amado e querido todo mundo quer ser, mas agora terá sim de ser compatível ou do contrário, será impossível, porque acima de qualquer coisa eu decidi ser feliz. Estou num momento de reformas em minha vida e eu cansei de alcançar sempre os mesmos resultados, eu decidi por querer mais que isso, já que como o budismo diz que viver é sofrimento, então ao menos que seja um sofrimento novo. Eu estou reconstruindo a minha vida e refazendo planos, talvez daqui a algum tempo eu não terei mais os mesmos amigos, talvez eu não terei mais os mesmos contatos, mas ao menos eu vou ter comigo que eu realmente tive o poder de mudar algo em mim, algo difícil de ser mudado. E sinceramente, estou tão obstinada, que mesmo quando eu achar que estou carente demais, ou que não posso suportar, ou que talvez seja melhor aturar e agradar aos outros para ser aceito, eu vou preferir um comprimido de Fluoxetina ou Diazepan (Então, você enfiou a mão na sua bolsa procurando por uma substância amigável). Mas, irei, sem sombra de dúvida fazer diferente agora. Cansei de me contentar com pouco.

Agora entendam porque é a minha musica do momento! A Tori simplesmente canta a minha vida com as maluquices dela.


Curtain Call - Tori Amos (A tradução não está ao pé da letra)

Beleza de ébano

Atravesse essa sombra

que o espelho reflete

Então todas as vozes me chamaram de volta

"Isso é apenas circunstância, não é pessoal"

Oh não, nunca é.

Então você enfiou a mão na sua bolsa

procurando por uma pequena substância amigável

No momento em que você tiver 25 anos

Eles irão dizer "Você se foi e perdeu esta chance"

No momento em que você tiver 35 anos,

Preciso confessar, Você terá surpreendido a todos eles

Na hora certa, apenas mostre-se surpreso

quando eles te convidarem para receber os aplausos finais.

Você escalou as Muralhas da China

Seus aplausos finais.

Eu fiz o que fiz

e fui até as últimas conseqüências

Então as vozes me chamaram de volta,

"Não se trata de negócios, não, isso é mais espiritual"

é isso o que é

Então você enfiou a mão na sua bolsa

procurando por um pouco de proteção

Nenhum comentário:

Postar um comentário